Mon projet Québec

Daqui a pouco mais de uma semana o MIDI vai liberar sua plataforma para solicitação do CSQ on-line ao grande público e, por tudo que li até agora, acho que o processo vai ficar um pouco mais parecido com o federal. Mas parecido não é igual e, por sorte ou por azar, nas informações dadas até agora, nada lembra o sistema de rankeamento das candidaturas. Isso é bom pra quem está bem ali na nota de corte, pois basta cumprir o mínimo e conseguir se inscrever dentro do limite de vagas anuais; ruim pra quem tem um notão e vai precisar entrar num disputa de dedos pra ver quem aperta o botão de submeter primeiro a partir do próximo dia 18.

Arrisco dizer que a mudança vai tornar o processo mais transparente, porque, convenhamos, ninguém merece essa tortura de gastar uma bica pra enviar seus documentos e passar quase um mês sem saber se o dossiê foi aberto; ninguém merece enviar documentos para alteração de dados (certidão de casamento, diploma, certidão de nascimento do filho) e ficar dependendo de alguma boa alma pra dizer se as mudanças impactaram de alguma maneira do processo. No FAQ do MPQ, temos a impressão de que o processo vai poder ser acompanhado em tempo real. Pode ser só impressão…

Quem já fez pedido de visto de turismo on-line para o Canadá sabe que é preciso criar uma conta, batizada de monCIC/myCIC, conta essa que também serve para dar entrada no Express Entry. O processo de visto eu conheci em lá pra maio, e ali você manda cópia escaneada até do… No Express Entry, onde eu entrei essa semana, é o contrário: você só preenche os formulários e o envio de documentos só acontece se você for selecionada pra uma pool. Diga-se de passagem que meu dossiê foi rejeitado em absolutamente todos os quesitos possíveis… És

Não sei ainda qual método o Québec vai adotar, mas não estamos longe de descobrir. Fato é que as perguntas serão As mesmas do requerimento em papel e poderemos ir gravando as informações pouco a pouco. Enquanto não apertarmos o botão de enviar, poderemos inserir e exclui dados quantas vezes quiser. Eu descobri o MPQ pelo immigrer.com, mas outro dia notei que o acesso às informações está disponível a partir da página principal do MIDI, bem lá embaixo, na lateral esquerda, sob o título À lá une, que são os “destaques” menos destacados que já vi na vida.

Dia 5 estou de volta. Bonne année et à bientôt!

Deixe um comentário