Passagens compradas

So, it’s finally settled. Eu nem cheguei a escrever aqui sobre a minha indecisão do “para onde”. Desde que fui obrigada a abdicar do Québec – porque, ao contrário de muita gente, esse não era o recurso mais simples, mas o que eu considerava ideal pelo bilinguismo -, tenho pensado muito em para onde ir. Ter obtido a residência permanente pelo Express Entry abriu portas inesperadas (Vancouver?), mas, provavelmente pela questão do bilinguismo, eu tinha encasquetado há um tempo com a ideia de ir para Ottawa…

Só que no momento em que precisei colocar tudo numa balança, Ottawa se mostrou uma opção não muito atraente. O sistema de transporte público – que não conta com metrô – e, principalmente, minha chegada no fim do inverno me fzeram repensar as coisas.  Ah, estou dando peso demais ao metrô? Eu não acho. Vejam bem, eu passei uma curta temporada em Ville de Québec, onde também não há metrô, e a pontualidade do transporte era impecável. Só que eu estive lá no verão: depender de ônibus no inverno é uma situação bastante diferente. Acidentes são mais frequentes e nem sempre eu poderia contar com um abrigo contra vento e neve. Enfim, sob o meu ponto de vista, isto meme obrigaria a procurar locais mais próximos ao centro da cidade e áreas turísticas que, consequentemente, são mais caros.

O segundo fator a pesar foi o preço da passagem aérea. Se esta fosse minha mudança definitiva, eu não me importaria em pagar mais para poder levar mais bagagem, ter o mínimo de conexões, etc e tal. Fiz isso ao vir para Portugal. Acontece que esta é uma estada temporário e curta, em que levarei o estritamente essencial (depois da minha última mudança, de qualquer maneira, eu nem tenho mais tanta coisa assim para levar). Estou acompanhando o preço das passagens há algum tempo e o destino mais barato, a partir de Portugal, é e sempre foi Toronto, mas mesmo a cidade ontariana estava subindo um bocado nos últimos dias. Assim, eu estava me martirizando por não ter me decidido antes, quando as passagens estavam na casa dos 400 euros. Montreal então, tinha disparado: não achava nada por menos de 550 euros. Do Brasil, Quebec e Ontario tem valores semelhantes e, ultimamente, há ótimas promoções, mas estava fora de questão voltar ao Brasil para ir ao Canadá, especialmente porque os vôos da terrinha para SP não são dos mais baratos.

E então na noite de Natal eu resolvi me aventurar novamente, a partir da pista dessas promoções brasileiras. Percebi que a maioria era da Delta e resolvi testar a mesma premissa por aqui. Sorri: havia sim passagens na casa do 410 euros saindo do Porto. Com uns horários meio esquisitos, é verdade, mas tudo bem. Aprofundando a minha busca (diretamente nos sites das empresas aéreas), descobri um vôo da Air France, com ótimo horário de partida do Porto e de chegada em Toronto por nada mais nada menos que 360 euros. E o melhor, consegui pagar em reais, evitando as taxas do IOF. Sim, só posso despachar uma mala além da mala de mão, mas por pouco mais de 1400 reais, eu estava pra lá de contente. Parto em 1o de março de 2018, cerca de 10 dias antes de o meu visto expirar.

A dúvida agora é sobre a hospedagem: gasto mais e tento ficar em downtown ou me hospedo na Grande Toronto e experimento algo mais próximo de uma realidade futura por um preço mais em conta? Mesmo se decidir  ficar mais longe, em que direção devo ir? Norte? Leste? Oeste? Alguém opina sobre o que é melhor?

Sobre o cartão de residente permanenteConversei também com um amigo de longa data cuja irmã mora na Grande Toronto desde 2005. Ele ficou de conversar com ela para ver se poderiam receber meu PR Card. Outro amigo do copain vive em Vancouver: é minha segunda opção. Se nenhuma delas der certo, peço uma uma autorizaçao de viagem e volto no verão para terminar de resolver esta pendência. Desejem-me boa sorte! 😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s